59 Em Deserto do Saara/ Fés/ Marrakech/ Marrocos

Roupas para usar no Marrocos

Este é o primeiro post com looks de viagem e isto tem uma razão de ser. Pensar no que vestir foi uma preocupação para a viagem. Que roupas usar em uma viagem ao Marrocos?

Então, mesmo sendo um post sobre vestimentas, vou logo avisando: não é um post fashion. Se precisasse escrever sobre moda para sobreviver, já teria morrido de inanição ou ficado lá por Marrakech… Mas, mesmo com meu parco conhecimento, acho que até me dei bem na escolha das roupas para o Marrocos, vejam se concordam.

Roupa para passeio em Souk em Marrakech

Roupa para passeio em Souk em Marrakech

O Marrocos foi nosso primeiro contato com o “oriente”. Digo “oriente”, por que embora seja um país da África, sua história foi fortemente influenciada pelos árabes, que chegaram no país no Século 7. Percebemos esta influência na arquitetura, nos moisaicos, arabescos e principalmente no islamismo, religião predominante do Marrocos.

Roupas em Marrakech

Charme da arquitetura e do estilo da moça, usando um quimono

Conhecer o Marrocos é adentrar no Oriente Médio mais próximo da Europa. Uma curta viagem de Madrid e chegamos em Marrakech, tão pouca distância para um outro mundo…

Logo quando pesquisei a viagem, tive dúvidas sobre o que vestir no Marrocos. Respeitar os costumes locais, para ser bem vinda e não deixar nada além de boas lembranças, é uma filosofia nas minhas viagens. Li que o Marrocos é um dos países islâmicos mais liberais e realmente vi muitas turistas com mini saias e shorts curtos, assim como vi os olhos dos homens locais e, às vezes, as palavras em árabe que denunciavam uma crítica ou um xingamento.

Garotas de short em Marrakech

Garotas de short em Marrakech

Escolhi então roupas que pudesse usar no extremo calor do deserto e que pudesse ficar à vontade também em lugares mais liberais, como na Casa Majorelle, por exemplo, em que a maioria dos visitantes são turistas.

Roupas em Marrakech

Mais um modelito usado em Marrakech, o lenço estava na bolsa.

Saias longas, blusas que cobriam os ombros e lenços sempre à mão, ora nos ombros, ora nos cabelos. Se não fossem os braços descobertos, poderia dizer que estou quase uma legítima marroquina, não?

Mulher com roupa típica em Marrakech

Mulher com roupa típica em Marrakech e eu de papagaio de pirata ao fundo

 

Percebi que a maioria das marroquinas usam o Djellabah, que é esta roupa comprida com capuz e mangas. Elas combinam com calças e com lenços. As mais jovens não precisam usar o lenço, mas grande parte já caminha com a cabeça coberta.

Roupas das marroquinas

Modelos mais tradicionais de roupa das marroquinas

Nesta foto vemos roupas ocidentais convivendo com roupas típicas, algumas mulheres usam calças jeans e blusas normais, normalmente cobrindo os ombros. E as Djellabah são quase sempre muito coloridas, com bordados e lenços combinando, como esta dupla.

Looks das marroquinas

Roupas ocidentais convivendo com roupas típicas

 

Não resisti e comprei uma Djellabah de mangas curtas e sem capuz, por meros R$12,00. Uso ainda hoje e todos elogiam muito! Existem Djellabah de todos os preços e alguns Kaftans bordados que vi em vitrines com certeza superam os R$1.000,00.

DSC_3551

Durante a viagem para o Atlas, quando fomos de Marrakech a Fés, pegamos uma altitude elevada, ambiente de montanha e frio. Além disso, tinha um certo receio do interior do Marrocos, de ser muito mais conservador e vir a ter algum problema. Nada disso aconteceu, vimos mais burcas e só. 

Roupa no Dades

Calça com blusa que cobre o quadril

 

Este foi meu figurino preferido da viagem, não pela roupa, mas pela guirlanda de rosas que ganhei do nosso motorista na cidade de Kelaa M’gouna, a cidade das rosas, achei que combinou horrores.

Roupas para usar em Marrakech

Se quiser se vestir como uma local e tentar evitar ao máximo os olhares enviesados, a dica é esta: pernas e braços cobertos e um lenço na cabeça. As calças são amplamente usadas (mesmo leggings) , desde que a blusa cubra os quadris.

Look das marroquinas

Look confortável das marroquinas

O traje masculino também é muito parecido com o feminino, mas em cores sóbrias, geralmente em cinza marrom e branco, também com a cabeça coberta pelo capuz, ou pelo tradicional chapéu marroquino, o chéchia.

Homens no Marrocos

Os homens também se cobrem

Durante a viagem de 10 dias, pegamos variações térmicas de 47º a 12ºC, andamos por cidades grandes e pelo interior e só fui xingada uma única vez, incrivelmente em Marrakech. :/ Ainda não sei se foi por estar com a cabeça descoberta em plena rua… vá saber!

Roupas em Fés

Pernas e ombros cobertos em Fés, saia aberta apenas para andar no museu

Cores são liberadas, na verdade quanto mais cores, especialmente nos lenços, melhor. Vi muito brilho, muito bordado, muitos enfeites, muitos brincos e anéis nos dedos das marroquinas, sandálias de dedo também são muito usadas.

Lenços marroquinos

Variedade de cores e estampas dos lenços marroquinos

Poucas janelas dão paras ruas, e nunca se vê ninguém junto a elas. As casas são como muralhas, muitas vezes tem-se a sensação de caminhar entre muralhas, por mais que se saiba que são casas: pode-se ver as portas e as raras, inúteis janelas. O mesmo vale para as mulheres, movem-se pelas ruas como sacos amorfos, não se reconhece nem se adivinha nada, e logo se deixa de lado o esforço de imaginar. Renunciamos às mulheres.

Elias Canetti, As vozes de Marrakech.

Segundo a Embaixada do Marrocos, 98,7% da população marroquina segue o Islã e que o exercício religioso é tolerante. Percebemos isso nas ruas, nem todas as mulheres, inclusive marroquinas, usavam o véu. Vi também pouquíssimas mulheres com burca, o traje principal é a Djellabah ou esse:

Mulher em traje típico em Fés, Marrocos

Mulher em traje típico em Fés

Se estiver muito calor, as saias fazem um papel melhor do que as calças, se estiver muito frio, como no Atlas, calças com blusas longas e de manga comprida também ficam ótimas.

Vi muita beleza nas ruas, embora aos 47ºC que pegamos em Marrakech foi difícil ficar minimamente elegante, mas me senti quase parte do lugar, podendo caminhar livremente pelas ruas sem olhares reprovadores, minimamente de acordo com o costume local.

E você já esteve em um país muçulmano? Roupa foi problema?

Quer saber mais sobre nossa viagem de maio de 2014? Veja os Museus do Marrocos e principais atrações da Cidade Vermelha – Marrakech

You Might Also Like

59 Comentários

  • Responder
    Paula Vanessa
    28 de maio de 2015 em 02:13

    Hummm……. Gostei das dicas. Falta agora a minha viagem invisível até o Marrocos.Rsrsrs. Bj

    • Responder
      viagensinvisiveis
      28 de maio de 2015 em 16:56

      Olá Paula! Prazer ter vc por aqui querida! Com certeza vc iria adorar o Marrocos e fica pertinho da terra de Humberto! Beijão

    • Responder
      mary
      10 de novembro de 2015 em 04:01

      já estou de passagem comprada vou passar 18 dias em rabat…vou ter que comprar tudo..obrigada pela dica..

      • Responder
        viagensinvisiveis
        14 de novembro de 2015 em 14:55

        Obrigada Mary, achei Rabat uma cidade muito cosmopolita e talvez, por ser a capital do país, seja até um pouco mais liberal. Te desejo uma bela viagem, adoraria ficar 18 dias no Marrocos de novo! Abs

        • Responder
          Mariglei
          4 de setembro de 2019 em 22:30

          De grande valia as dicas, bom ter conhecimento do que é permitido e conveniente em Marrakesh, para não passar vexame!

  • Responder
    Cyntia Campos
    28 de maio de 2015 em 17:01

    Ando louca pra ir ao Marrocos. Vc acha que seria tranquilo ir sozinha, ou é melhor arrumar “escolta” (rsss) masculina?
    Bj, adorei o post!

    • Responder
      viagensinvisiveis
      28 de maio de 2015 em 17:15

      Obrigado querida! Olha, vi várias mulheres em grupo e também vi sozinhas; A Mari Campos foi sozinha e deu várias dicas, inclusive de bares e restaurantes mais liberais, fora da medina. Acho que não há problema, principalmente com roupas cobertas e com feição zangada rsrs. O Marrocos é um país maravilhoso, pra mim só teve um defeito: quase impossível descolar uma bebidinha e quando descolamos a cerveja era sempre quente! Vou postar sobre isso em breve rsrs

  • Responder
    Jandira Maria
    6 de agosto de 2015 em 23:49

    Olá!
    Viajo para Marrocos em setembro e estava preocupadíssima com o que vestir por lá.
    Suas dicas foram valiosas!!
    Parabéns pelo blog!
    Abraço,
    Jandira Maria

    • Responder
      viagensinvisiveis
      11 de agosto de 2015 em 01:04

      Jandira, o Marrocos me pareceu tolerante, então não tem muitos motivos para preocupação. 🙂 Abraços

  • Responder
    mary
    10 de novembro de 2015 em 04:04

    foi muito importante essa sua dica..pois vou passar 18 dias em rabat..vou sozinha de mala e cuia…mais tenho um amigo marroquino que vai me da uma força…agradeço pela dica dos vestes…..

    • Responder
      viagensinvisiveis
      17 de setembro de 2016 em 06:43

      Rabat me pareceu uma grande cidade, diferente de Fes, e por isso deve ter costumes mais modernos. Espero que tenha sido tudo ótimo em sua viagem Mary!

  • Responder
    Amanda
    30 de novembro de 2015 em 12:01

    Bom dia,

    Estou indo agora em dezembro gostaria de saber se para fazer comprar lá como lenços, essências são bons os preços vi que euro é mais valorizado e não estou pretendendo levar muito.

    Obrigada

    • Responder
      viagensinvisiveis
      8 de dezembro de 2015 em 13:21

      Olá Amanda, realmente é mais tranquilo levar euros, pois alguns comerciantes aceitam, tendo em vista a proximidade com a Espanha. Há preços para todos os bolsos, o Marrocos tem muita coisa artesanal e produzida à mão, assim quanto mais delicado, mais caro. Também encontrará coisas feitas na China, é bom prestar atenção, geralmente são muito mais em conta, mas a qualidade… O que gostei bastante foi o óleo de argan, o preço do óleo puro não é muito barato, mas é super concentrado e delicioso, além de ser uma ótima lembrança, já que só é produzido no Marrocos. Espero que se divirta!

  • Responder
    Andrya
    4 de abril de 2016 em 15:18

    Eu n tenho roupa comprida desse jeito, só uso calções e macacões aqui no verão, e como sou jovem (o dinheiro tá todo contado para a carta e isso) não me daria MT jeito investir em roupas compridas. Já sei que for de calções serei xingada, mas para mim é indiferente a opinião deles, quando eles vão para a europa eu não chingo a roupa delas, mas claro, não quero que me despresem e recusem conviver comigo e com o grupo. E acerca da praia, imagino que se nem os braços posso mostrar, MT menos me deixem andar de biquíni a passear pela areia e as férias que queremos ir tirar a Marrocos é para ficarmos mais morenos. Alguma sugestão por favor? Somos jovens e queremos curtir a viagem.

    • Responder
      viagensinvisiveis
      4 de abril de 2016 em 22:13

      Andrya, se cobrir as pernas com uma saia abaixo do joelho, bermudas, calções ou macacões acredito que não terá problema. Sai com vestidos de alça, porém sempre com o lenço nos ombros. Em verdade, a questão é menos o que eles pensam de nós e mais não nos sentirmos invadidas com olhares e manifestações de repúdio.

      Não conheci as praias, então não posso te dizer, mas levaria um maiô mais composto, caso note algum problema. Acredito que as cidades litorâneas mais turísticas sejam mais tranquilas. Também vi mulheres estrangeiras com roupas curtas e elas passeavam também, mas eu preferi me adequar mais aos costumes locais. Vai de cada um

      • Responder
        Wilkenia Queiroz
        20 de maio de 2016 em 06:14

        Olá!
        Irei próxima semana conhecer Marrakesh e também como você preocupo-me com a cultura dos locais os quais visito. Certamente tuas dicas me ajudaram bastante.

        • Responder
          viagensinvisiveis
          17 de setembro de 2016 em 06:41

          Que bom Wilkenia, espero que sua viagem tenha sido inesquecível como a minha!

  • Responder
    Vanessa
    14 de setembro de 2016 em 13:39

    olá, conheci um rapaz de lá, no qual ele me manda mensagens direto, ele pensa em voltar para ficarmos novamente.
    ele quer me trazer presentes e tal, não tenho esse costume de pedir nada a ninguém, mas ele insiste em me presentear…
    é um costume dos homens de lá fazer isso para as mulheres?
    como devo agir com relação a insistência dele…

    • Responder
      viagensinvisiveis
      17 de setembro de 2016 em 06:40

      Olá Vanessa, passamos apenas 12 dias no Marrocos, então não posso te ajudar muito sobre os costumes dos homens de lá. Pude perceber que é uma sociedade muito conservadora e com costumes muito diferentes dos nossos. Te recomendaria apenas um pouco de cuidado, exatamente por isso. Boa sorte

  • Responder
    Andrea
    24 de setembro de 2016 em 09:12

    Olá. Muito bacana as sua dicas.
    Eu e meu marido passaremos alguns poucos dias em Marrocos como parte da nossa viagem. Ele está muito preocupado com a minha vestimenta em razão de ser um país muçulmano. Tenho intenção de usar leggins por baixo de vestidos de mangas compridas ( tipo chemisie). Vc acha que estaria adequado. Nossa preocupação é não ferir os costumes locais e não ser insultados pelas pessoas locais. Bjs

    • Responder
      viagensinvisiveis
      24 de setembro de 2016 em 15:53

      Oi Andrea, olha, se o vestido cobrir os quadris, acho que vc não terá problema. O importante é não delinear as formas. Usei vestido com legging por baixo e foi tranquilo. Espero que gostem da viagem! abs

  • Responder
    Eliane
    4 de outubro de 2016 em 23:01

    Viajo sexta para o Marrakesh não havia colocado uma peça de roupa na mala. Ajudou muito. E o idioma?

    • Responder
      viagensinvisiveis
      5 de outubro de 2016 em 12:50

      A maioria dos marroquinos que conhecemos falavam bem o inglês e o francês. Em alguns lugares conseguimos falar até em espanhol, mas pouco. Os comerciantes sabem o básico de inglês para a venda de seus produtos, assim como restaurantes sempre têm um garçom que fale inglês. Não tivemos dificuldade. Boa viagem!

  • Responder
    Sônia Lima
    19 de dezembro de 2016 em 11:17

    Dicas de excelente clareza e objetividade, esclareceu as minhas dúvidas e inseguranças.

  • Responder
    MAYSA MINERVINO
    23 de janeiro de 2017 em 15:16

    Nívia, vou para o Marrocos em abril. Será que estará frio? Devo levar casacos pesados? Você disse que lá é difícil servirem bebida alcóolica? No frigobar do Hotel tem bebidas? Nos restaurantes servem vinho, cerveja, etc?

    • Responder
      viagensinvisiveis
      16 de fevereiro de 2017 em 22:35

      Estará ameno, mas não custa levar um casaco quebra vento. Em relação à bebidas alcoólicas, depende do hotel, o mesmo com os restaurantes. Se a administração for estrangeira provavelmente haverá bebidas alcoolicas, mas nos restaurantes é mais difícil encontrar que nos hotéis.

  • Responder
    Renata
    24 de janeiro de 2017 em 22:30

    Boa noite! Vou com amigos para Marrocos no inicio de março .Vc sabe como é o clima nesta epoca ?Obrigada!

    • Responder
      viagensinvisiveis
      16 de fevereiro de 2017 em 22:33

      É frio, pode preparar uns casacos, mas tb coloca algumas roupas mais frescas, pois se tiver sol durante o dia pode esquentar.

  • Responder
    Lucila
    17 de março de 2017 em 18:29

    Qual é a forma mais fácil e prática de pagar as compras,ter o dinheiro local(dirham) o dólar ou euro?
    Estarei em Marrocos final de abril e começo de maio,pensei em usar short .Minha escolha está certa qto a temperatura nessa época? Terei aborrecimentos.apesar de ser turista e não ser jovem?

    • Responder
      viagensinvisiveis
      18 de março de 2017 em 12:06

      Olá Lucila, a forma mais fácil é com a moeda local, alguns comerciantes aceitam euros pela proximidade com a Espanha. Em Marrakech é mais fácil achar quem aceite, mas o cambio não vale muito a pena, então recomendo mais a moeda local. Nós fomos exatamente nesta época, final de abril e fazia muito calor em Marrakech mas não tanto nas outras cidades. Os aborrecimentos não tem haver com a idade e sim com o que eles consideram um desrespeito. Então eu não recomendaria short, no máximo uma bermuda bem comprida ou calças capri. Abs

  • Responder
    wilma
    15 de abril de 2017 em 21:45

    Vou para Marrocos em 19 de Setembro, gostaria de saber o clima?
    Gostei muito das dicas .
    Vou em Casablanca , Marraquete e Rabat.
    O transporte é de fácil acesso?

    • Responder
      viagensinvisiveis
      16 de abril de 2017 em 15:38

      Olá Wilma, o transporte pode ser feito de carro, avião ou trem e é tranquilo e bem servido. Em relação ao clima, setembro é primavera, imagino que faça bastante calor em Marraqueche, mas nas outras cidades um pouco mais ameno. Boa viagem!

  • Responder
    Sonia
    17 de abril de 2017 em 14:00

    Vamos um Julho para Marrocos adorei as dicas sobre o que vestir. Mas vo levar minha filha de 5 anos junto como devo vestir ela?

    • Responder
      viagensinvisiveis
      24 de abril de 2017 em 20:10

      Sonia, as crianças não estão sujeitas normas tão rígidas. Em julho está bem quente, então levaria roupas leves e confortáveis. Abs

  • Responder
    Graziela Vicentin de Costa
    22 de junho de 2017 em 15:47

    Amei as dicas. Estou conversando com um rapaz que vive em Dubai. Mas é natural de Marrocos 😱. Da ate medo de falar algo que ele não goste rsrs.

  • Responder
    Andrea Tavares
    12 de julho de 2017 em 20:19

    Olá , obrigada pelas ótimas dicas .
    Vou para Marrocos no começo de setembro .
    Vou fazer o passeio do deserto e acampar lá , queria saber se levo tênis para andar lá ou um bota , o que acha melhor ?
    Abraços,
    Andrea

    • Responder
      viagensinvisiveis
      29 de agosto de 2017 em 16:29

      Olá Andrea, Acho melhor tênis, pelo calor, porém não pode ser daqueles furadinhos, teria que ser como um sapatenis, pois a areia do deserto é muito fina. Boa viagem!

      • Responder
        Rosário Amorim
        8 de setembro de 2018 em 12:51

        Eu segunda feira para Marrocos sera que posso usar calções ?o camisolas de alças

        • Responder
          viagensinvisiveis
          9 de setembro de 2018 em 20:47

          Prezada, sim é possível usar, mas o recomendável seria cobrir inteiramente as pernas. Boa viagem!

  • Responder
    Nara maia
    29 de agosto de 2017 em 15:34

    Olá, adorei tuas dicas. Só que estou extremamente desesperada, pois estou noiva de um marroquino. E vou viajar em abril de 2018. Não sei o que usar. Já que no Brasil, mais precisamente no nordeste costumo usar shorts e tenis con camisetas. Ja que o calor aqui predomina. Gostaria de saber se essas dicas ainda servirão para a data da minha viajem.

    • Responder
      viagensinvisiveis
      29 de agosto de 2017 em 16:30

      Olá Nara, servem sim, nós viajamos no final de abril, início de maio, o clima não muda muito. Talvez vc pegue uma temperatura mais amena que a nossa, mas apenas um casaco leve será suficiente. Boa viagem!

      • Responder
        Ana Cristina
        7 de janeiro de 2018 em 15:49

        Boa tarde vou para Marrocos em junho, estou preocupada com as minhas roupas vou conhecer a família do meu noivo,mais suas informações me ajudou obrigada

    • Responder
      Roberta
      14 de junho de 2019 em 21:42

      Oi, gostaria de saber seu facebook

  • Responder
    Debora
    6 de junho de 2018 em 00:28

    Ola!! Gostei das suas dicas!!! Estou indo dia 25.08 para Marrocos, portanto época super quente! O recomendado è bermuda, até o joelho, pode? Vestido midi? Pq l calor estará horrível, isso não prejudica mto o turismo lá, de andar etc? Contratei uma agência local e o guia estará conosco direto!! Medo de sofrer mto com o calor, pois parece q não há roupa q Diminua o calor 😂👍🏻

    • Responder
      viagensinvisiveis
      6 de junho de 2018 em 19:14

      Vestido midi e Bermuda com blusa um pouco mais comprida, que cubra os quadris são boas opções. A minha experiência mostrou que a falta de roupa não ajuda no calor extremo. Ao contrário, estar coberta protege da exposição solar imediata e da areia que gruda na pele. Por isso acho que, no final das contas, os homens são os mais corretos na forma de vestir. Linho e algodão, mangas compridas e calças longas, mas bem folgados. São ótimos para a pele transpirar e protegem do sol. Boa viagem!

  • Responder
    Claudia
    12 de junho de 2018 em 07:32

    Oi. Pretendo visitar Marraquexe com o meu namorado. Pergunto se não há inconveniência de ficarmos hospedados no mesmo quarto uma vez que não somos casados.

    • Responder
      viagensinvisiveis
      24 de junho de 2018 em 11:03

      Olá Claudia, a maioria dos hotéis que ficamos eram administrados por estrangeiros, então não vejo problema. Ainda assim, nos que não eram, ninguém perguntou nosso estado civil, se casados ou não. Eu e meu marido nos hospedamos no mesmo quarto. Abs

  • Responder
    Ana Maria
    26 de janeiro de 2019 em 08:17

    Estou falando com um rapaz, marroquino, ele quer que eu vai até ele mais tenho muito medo,dos costumes da cidade.

    • Responder
      viagensinvisiveis
      28 de janeiro de 2019 em 18:32

      Ana Maria, muito cuidado ao sair de seu país sozinha para encontrar com alguém que conheceu online. Seria melhor que ele viesse até vc. Abraços

  • Responder
    clotilde lopes
    26 de março de 2019 em 23:32

    Boa noite, compença comprar ouro e jóias em marrackeche?

    • Responder
      viagensinvisiveis
      17 de abril de 2019 em 08:56

      Olá Clotilde, não cheguei a ver o preço de jóias, pois tenho receio de comprar coisas valiosas onde não conheço, mas acredito que, pela qualidade do artesanato e preço, deva valer a pena. Sugiro apenas que busque alguém de referência. Abs

  • Responder
    Frio na Itália, inverno em Roma, Florença e Veneza - Viagens Invisíveis
    3 de agosto de 2019 em 11:35

    […] posts sobre como se vestir em viagens. No Marrocos tivemos o problema oposto – calor de 47º em Marraquexe e tendo que se cobrir por ser um país […]

  • Responder
    Arlinda
    1 de setembro de 2019 em 20:23

    Boa Noite !!! sou apaixonado pelo Marrocos e desejo conhecer as cidades imperiais, porem adoraria uma companhia se vc conhecer alguém e ou alguém quiser ir comigo estou em aberto.Arlinda-SP

    • Responder
      viagensinvisiveis
      3 de setembro de 2019 em 19:07

      Que legal Arlinda! Espero que consiga companhia, mas se não conseguir, algumas agências montam grupos para o Marrocos. Bjs

    Leave a Reply