Quem acompanha o blog sabe que gosto de Post informativos com lugares que conheci e acho que devo compartilhar para que outras pessoas possam ter boas experiências de viagem. Desta vez, vou fugir um pouco do habitual para contar algo bem pessoal, a nossa renovação de votos no Camboja.
Só que para fazer sentido, preciso contar mais um pouco sobre minha vida. Conheci Fábio na faculdade e namoramos 4 anos até decidirmos nos casar. Quer dizer… Até eu decidir casar, ele demorou mais alguns meses 😊
É que eu queria muito ter uma vida independente, sair da casa dos pais e construir uma nova rotina. Claro que não precisava casar para isso, mas achava que tudo seria mais divertido se ele fosse junto. Também achei que o relacionamento não iria ficar muito legal com ele morando na casa dos pais, enquanto eu vivia sozinha em um mini-micro-loft.
Eu que pedi ele em casamento! A ideia original era morar junto, sem festa nem nada, mas acabou que o assunto foi tomando forma e tamanho… Terminou com casamento na igreja e tudo, mas apenas com bolo e espumante para poucos convidados.
A nossa humilde festinha foi inesquecível e casar foi uma das melhores decisões que tomei em minha vida!
Isto foi em 2007 e seguimos juntos sem pensar muito nesta questão do casamento, quando no final do ano passado, 2015, fui pedida em casamento pela primeira vez.
Peraê, não se assustem, não mudei de noivo,.. O meu marido perguntou se eu gostaria de casar com ele de novo! E foi o segundo sim, mais emocionado do que primeiro. E assim fizemos alguns preparativos: trocamos as alianças e pensamos em como fazer esta renovação de votos. Pesquisei bastante e depois de descartar as praias da Tailândia, pois a viagem ficaria muito corrida, optei pela benção em um templo do Camboja.
Procurei bastante na internet, enviei e-mails para diversas agências e não recebi nem um oi como resposta. Faltando 1 semana para a viagem, estava quase desistindo, quando resolvi entrar em contato com a própria pousada. Contei meus planos por e-mail e recebi a resposta no mesmo dia de que ela iria providenciar a benção! Pense na felicidade que me invadiu! A empolgação foi a mesma de 9 anos atrás! Obrigada Manjula Vila.
Defini que queria um fotógrafo profissional e este seria o único luxo das novas bodas, tão singela quanto a primeira. Nas duas o maior gasto foram as fotos! Praticamente no meio da viagem consegui uma resposta positiva da agência PsdTravel dizendo que poderia me enviar um fotógrafo no dia.
A única notícia ruim é que não poderia tirar fotos nos templos, pois para isso precisa de uma autorização especial, além dos ingressos (o nosso de 03 dias já tinha expirado). Se pretende casar ou renovar votos nos templos de Angkor Wat tem que pedir esta autorização com antecedência ou não vestida de noiva ir de noiva. Se for com roupa normal, não precisa da autorização, só dos ingressos.
Siem Reap parece uma cidade de interior, quando menos esperava recebi um e-mail de que o fotografo já tinha conversado com o motorista do tuk-tuk e ambos nos encontrariam no próprio hotel para irmos ao templo.
No caminho para o templo, saímos da parte mais turística de Siem Reap e vimos as casas mais humildes, uma festa de casamento, pessoas limpando as calçadas, até chegar em uma área ainda mais rural, onde estava o templo. Fomos recebidos pelo próprio monge que nos abençoou após um cumprimento típico, em que colocamos as mãos no chão e curvamos o corpo.
O monge não falava inglês, então toda nossa comunicação foi feita por intermédio de Ravy nosso motorista de tuk-tuk. Vimos uma certa movimentação nervosa e descobri que era porque não nos avisaram que deveríamos levar lenços para a cerimônia da água. Os funcionários do templo conseguiram para nós e gentilmente ajudaram a nos arrumar.
A benção da água é um momento muito especial, em que somos abençoados para que todas as impurezas saiam com a água misturada às flores de lótus e renascemos para uma nova vida.
Trocamos de roupa e continuamos a benção com a oferenda de qualquer valor simbólico para ajudar na reforma do templo e foram amarrados cordões vermelhos em nossos pulsos para proteção e sorte. Também simboliza nossa união, já que eu ajudaria colocar a dele e ele a minha.
Após a cerimônia, fomos a uma praça muito utilizadas para fotos de noivos (estava cheia de noivas e seus vestidos imensos e coloridos) e nos sentimos parte de um costume local, com todos aqueles casais que queriam levar uma vida juntos.
E assim terminamos esta manhã inesquecível com maior certeza de nossa escolha de amor…
♥Dicas práticas♥
Fotos: Contratei o serviço de fotógrafo pela internet com Gloria e custou U$80,00, com fotos no templo e no jardim próximo ao estúdio do fotógrafo. Para fotos nos Templos de Angkor Wat é necessário ter o ingresso de entrada e uma permissão especial, requerida com antecedência.
Para fazer as fotos sem roupas de noivos, não precisa da permissão, apenas o ingresso e o valor de U$155,00 por 04 horas e U$210,00 o dia inteiro.
Templo: Quem reservou o templo para nós foi o hotel Manjula Vila, sem custo algum, apenas com a oferta de um valor simbólico no momento da celebração. O tuk tuk do hotel foi nos levar e ficou conosco todo o tempo.
6 Comentários
Helga Cordeiro
13 de junho de 2016 em 08:09Muito linda essa história de amor, da qual pude acompanhar um bocadinho, desde o mini-micro-loft de 9 anos atrás. Desejo ainda mais felicidades, viagens e renovações, sempre com muito amor e a cumplicidade que já sei que possuem um pelo outro.
Um grande beijo pro casal e um afago carinhoso nos filhotes!
viagensinvisiveis
13 de junho de 2016 em 13:03Que legal sua vinda aqui Helga! Realmente sua participação foi fundamental! Obrigadinha e onça manda um ronronado bem grande para a madrinha dela!
Juliana da Cunha Holanda
15 de junho de 2016 em 13:36Muito linda a história de vocês… muito bem.contada… parabéns amores e vida longa ao casal… bjos
viagensinvisiveis
16 de junho de 2016 em 21:03Obrigada querida! Beijo grande
Cristiane
28 de agosto de 2016 em 15:23Que linda historia! Parabéns! Desejo amor para a vida inteira e muitas renovações em locais cada vez mais lindos! 😉
viagensinvisiveis
29 de agosto de 2016 em 15:28Obrigada Cristiane, nossa historia não é assim muito mirabolante, mas é de muito amor!! Um grande beijo.