Os jardins de Viena são uma atração à parte na cidade. O cuidado e manutenção ofertada a esses lugares, a participação dos moradores na conservação e utilização dos jardins são de impressionar. Grandes áreas verdes, circundando uma cidade de 1,8 milhões de pessoas, contribuem para o título de melhor cidade para se viver, de acordo com a Consultoria Internacional Mercer. Viena é campeã disparada desse ranking, que mede o clima político, econômico e outros dados sociais, tanto que levou a taça nos últimos 08 anos, inclusive em 2017.
Esse post faz parte da Blogagem Coletiva #Jardinspelomundo, onde vários blogs indicam jardins imperdíveis pelo mundo
Os jardins de Viena são ótimos para repor a energia depois de uma caminhada pela cidade ou mesmo para gastar a energia em seus cafés. Com metade de sua área urbana tomada por áreas verdes, a cidade tem modelos para todos os gostos. Listamos seis deles, mas certamente perdemos outros tantos, conhece mais algum? Indica nos comentários que vamos adorar 🙂
Jardins do Palácio de Schönbrunn
Algumas pessoas que moram em Viena elegem esse jardim como um de seus lugares favoritos na cidade. E não é por menos. O palácio e os jardins de Schönbrunn são um espanto. A visitação do Palácio com o jardim leva praticamente o dia inteiro, já que são 27 ambientes no Imperial Tour e mais 13 para quem comprou o Grand Tour. A notícia boa é que para conhecer os jardins principais, não há ingresso, é de graça!
Começamos pelo lado direito do palácio e logo um corredor verde fechado nos impressionou. Era só o aperitivo para o imenso jardim que fica atrás do Palácio: totalmente simétrico, desenhado e com uma cascata gigante ao fundo. Sim, Leopoldo I quis impressionar ao reformar a residência de verão da família imperial vienense.
Logo acima, em uma colina, está o Gloriete. Embora pareça bonito por dentro, vimos através dos vidros, o que realmente impressiona é a vista do Schönbrunn. De tirar o fôlego, especialmente para quem sobe a inclinada colina até lá. Para os menos corajosos, há um trenzinho que percorre todos os 400 hectares do parque e custa E$8,00, chama-se PanoramaBahn. De qualquer forma, meu conselho é: Suba!
O jardim possui um labirinto, um programa bem interessante para as crianças.
Quem quiser conhecer o labirinto e entrar na Gloriete precisa desembolsar respectivamente E$5,50 e E$ 3,80, com o Viena Card E$4,20 e E$3,2. Outra opção é o combo chamado Classic Pass, que inclui tudo por E$ 24,00. Há dois outros jardins, também pagos, que não conhecemos, o Jardim do Príncipe hereditário e dell”Orangerie.
O Schönbrunn é tão grande que possui até um zoológico, além de hotel, loja da Lindt, Teatro de Marionetes e outros museus, como das Crianças e das Carruagens.
Nós nos contentamos em conhecer o Palácio e caminhar por um dos mais lindos jardins de Viena, descobrindo os seus segredinhos, aqui e acolá. Programão!
Onde fica: Schönbrunner Schloßstraße 47, 1130 Wien, Áustria
Ingresso: Para o jardim principal é grátis.
Volksgarten
Embora os jardins de Schönbrunn sejam grandiosos, encantei-me profundamente com o Volksgarten. Não sei se pelas milhares de rosas que inundam o olhar, pelo Templo de Teseu que torna o passeio uma experiência onírica, ou, mais provável, pelo animado bar de foxtrot que vai até as 6h da manhã. 😊
São três mil roseiras no primeiro parque público da cidade. Vimos diversas outras plantas, ao longo do corredor que cerca o parque, em cada uma há uma plaquinha com o nome de doadores do parque. Achei ótimo que a população contribua para os jardins de Viena, tornando o ambiente comunitário e, também por isso, muito bem cuidado.
É interessante observar as vistas do Volksgarten. Dali se pode ver as torres da Prefeitura, o Parlamento e o Burgtheater. Todos emoldurados pelas roseiras.
O Volksgarten funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia. Para o Volksgarten dancing apenas às quintas, das 7h às 4h, sexta e sábado das 21h até as 6h da manhã.
Onde fica: 1010, Wien, Áustria
Ingresso: Grátis.
Burggarten
O Burggarten foi o jardim privativo dos Hofburg. É um pequenino jardim, com um lago muito interessante, em que patos e outros bichos passeiam sem se incomodar com os vienenses. Vimos muitos estudantes deitados na grama, em um clima de dolce far niente total. Se não tivéssemos no primeiro dia de viagem e doidos para desbravar o Museu Albertina, teríamos nos juntado a eles.
Logo na entrada do parque, para quem vem do Museum quartier está a estátua de Mozart, com uma clave de sol formada de flores para ornamentar a escultura. Difícil é conseguir uma foto sem uma multidão de turistas rodeando Mozart.
O Burggarten era um jardim privativo para a família imperial desde sua criação em 1818, por ordem do Imperador Franz I. Interessante que hoje seja um local tão frequentado e despojado, como a própria cidade de Viena.
Onde fica: Josefsplatz 1, 1010, Wien, Áustria
Ingresso: Grátis.
Resselpark
O Resselpark não estava na programação original da viagem. Sequer tinha ouvido falar dele no post, acabamos conhecendo na caminhada entre o Naschmarket e o Belvedere. O mais impressionante desse parque não é a área verde, mas a Karlskirche.
A Igreja dedicada a São Carlos Borromeu, fica em frente a um espelho d’água, que parece engrandecer a maior igreja barroca de Viena. Com 72 metros, uma imensa cúpula e dois arcos de estilo romano nas laterais, realmente foi feita para chamar a atenção.
O Resselpark possui algumas obras de arte bem expressivas em seu jardim.
Jardins do Belvedere
Do Resselpark é possível caminhar até o Belvedere e ver o seu jardim, também gratuito. Apenas para ver as obras de arte, o que recomendo fortemente, é que se paga ingresso.
Em estilo francês, o jardim fica em uma colina e a entrada principal está no topo, causando a impressão de que o jardim é imenso. Os detalhes das esculturas e as esfinges com corpo de leão e cabeça humana que ladeiam os jardins enfeitam o que já é bonito.
Falamos bastante do Palácio Belvedere neste post, e os vários motivos para visitar o Museu.
Onde fica: Prinz Eugen-Straße 27, 1030, Wien, Áustria
Ingresso: Grátis.
Sigmund Freud Park
O parque Sigmund Freud é um ponto interessante de se visitar, especialmente para quem se destina ao Freud-Museum, a 500 metros de caminhada. É uma praça com algumas obras de arte contemporâneas, mas o seu verdadeiro atrativo são as cadeiras gratuitas e as bicicletas.
Vimos diversas crianças e pais andando de bicicleta na pista que circunda a praça, bem como muitos locais deitados nas cadeiras fornecidas gratuitamente.
Outro ponto turístico interessante no parque é a Igreja gótica Votivkirche. Com torres de inacreditáveis 99 metros de altura, foi construída no local exato em que houve uma tentativa de assassinato do Imperador Francisco José, em 1853. O interior é muito lindo e tivemos a sorte de acompanhar um batizado, com direito a coral e tudo. Observe os milhares de vitrais em cada uma dessas janelinhas.
Impressionantes esses jardins de Viena, não? Percebemos que a qualidade de vida de uma cidade também se faz pela qualidade do ócio de seus moradores. Viva Viena!
Para essa viagem tivemos o apoio do Viena Turismo, que nos cedeu gentilmente o Vienna Card e diversos materiais gráficos sobre a cidade. Todas as opiniões trazidas no blog refletem nossa vivência e experiência na cidade.
Quer se hospedar em Viena? Ficamos em um lindo apartamento na cidade, reservado pelo Booking.
Onde fica: Rooseveltplatz, 1090 Wien, Áustria
Ingresso: Grátis.
Ainda não cansou das flores? Olha quantos posts maravilhosos com jardins de todo o mundo:
- Destinos por onde andei… – Toda a beleza do Rosedal em Buenos Aires
- Atravessar Fronteiras – A magia do Jardim Botânico de Curitiba
- Viagem Lado B – Jardins em Paris
- Mariana Viaja – Jardins do Palácio do Catete: lazer e história no Rio de Janeiro
- Itinerário de Viagem – Jardins do Castelo de Villandry, França
- Let’s Fly Away – 5 Jardins em Paris para relaxar
- Holandesando – Jardim Japonês de Haia, na Holanda
- Passaporte com Pimenta – Como é o Keukenhof e os jardins de tulipas da Holanda
- Ligado em Viagem – 8 jardins pelo mundo que visitamos em nossas viagens
- Caixa de Viagens – 05 Jardins imperdíveis na Europa
22 Comentários
Jardim Japonês em Haia: descubra esse tesouro escondido | Holandesando
26 de abril de 2018 em 12:01[…] Viagens Invisíveis – Os jardins de Viena, Áustria […]
Jardins em Paris | Viagem LadoB
26 de abril de 2018 em 12:01[…] Viagens Invisíveis – Os jardins de Viena, Áustria […]
05 JARDINS IMPERDÍVEIS NA EUROPA - Blog Caixa de Viagens
26 de abril de 2018 em 12:02[…] Como é o Keukenhof e os jardins de tulipas da Holanda 9 – Viagens Invisíveis – Os jardins de Viena, Áustria 10 – Ligado em Viagem – 8 jardins pelo mundo que visitamos em nossas viagens […]
8 jardins pelo mundo que visitamos em nossas viagens
26 de abril de 2018 em 12:06[…] Viagens Invisíveis – Os jardins de Viena, Áustria […]
Mariana Bueno
26 de abril de 2018 em 12:21Viena está nos meus planos. Adorei saber que tem tantos jardins e tão lindos. Esses lugares são sempre ótimos para visitar.
viagensinvisiveis
26 de abril de 2018 em 23:38Sim e os vieneses sabem disso, curtem mesmo os parques.
ADRIANA MAGALHAES ALVES DE MELO
26 de abril de 2018 em 13:41Que jardins maravilhosos!!! Eu fiquei encantada, eita povo que sabe fazer coisas bonitas!
viagensinvisiveis
26 de abril de 2018 em 23:38Tem inteira razão Adriana, eita povinho prendado!
Jardim de Tulipas na Holanda? Como é e onde estão?
26 de abril de 2018 em 15:19[…] Viagens Invisíveis – Os jardins de Viena, Áustria […]
Lívia Bellotti
26 de abril de 2018 em 17:39Eu amei Viena! Na época que eu fui não estava tão florido assim e eu achei linda a cidade, lendo seu post fiquei imaginando que espetáculo deve ficar Viena na primavera! Preciso voltar 🙂 Adorei saber sobre alguns lugares que não tive a oportunidade de visitar e achei muito interessante e bonito. Obrigada por compartilhar essas informações e parabéns pelo post!
viagensinvisiveis
26 de abril de 2018 em 23:37Fui no verão e me surpreendi, eles conseguem manter as flores mesmo após a primavera. Obrigada
Toda a beleza do Rosedal em Buenos Aires | Destinos Por Onde Andei...
26 de abril de 2018 em 19:18[…] Viagens Invisíveis – Os jardins de Viena, Áustria […]
Estela
26 de abril de 2018 em 23:40Eu também adorei conhecer Viena mas fui numa época bem fria e chuvosa, portanto, minhas atividades na cidade foram totalmente indoor! Quando voltar vou tentar fazer este itinerário de parques e jardins porque amei as cores!
viagensinvisiveis
30 de abril de 2018 em 22:43Mas convenhamos que os quartos dos palácios também são maravilhosos! Indoor ou Outdoor eu adorei Viena!
Gisele Prosdocimi
27 de abril de 2018 em 01:27Viena me parecia uma cidade encantadora, agora tenho certeza de que é. Quantos jardins adoráveis e bem cuidados , dá gosto apreciar, faço idéia de como deve ser emocionante estar diante deles. Parabéns, belo post!
viagensinvisiveis
30 de abril de 2018 em 22:42Muito emocionante Gisele, um primor de cidade!
Lulu Freitas
29 de abril de 2018 em 14:59Não imaginava que Viena tivesse jardins tão bonitos. As informações mais comuns são sobre seus prédios, palácios e museus belíssimos. Adorei conhecer uma pouco mais sobre a cidade. As fotos estão maravilhosas.
viagensinvisiveis
30 de abril de 2018 em 22:40Viena é uma surpresa mesmo Lulu, a cidade dos museus, dos palácios, mas de muito mais! Uma cidade para se retornar.
Mayte Scaravelli
30 de abril de 2018 em 04:04Confesso que eu já tinha ouvido falar dos jardins de Viena, mas nunca imaginei que fossem tantos e tão lindos! Acho que quando eu for (de preferência na primavera) terei que passar um mês na cidade – para poder explorar todos eles como devem ser: deitando na grama, fazendo um pique nique e fazendo companhia para os patos rsrsrs…
Belo post e muito completo =D
viagensinvisiveis
30 de abril de 2018 em 22:39Obrigada Mayte e vc está certíssima: a melhor forma de aproveitar os jardins é fazer como os vienenses, descansando neles. Abs
Lais Cerullo - Viagem Lado B
4 de maio de 2018 em 12:49Que lindos jardins e diferentes entre si!! Sempre quando pensamos em Viena lembramos de palácios e música clássica. Adoramos as dicas e as fotos!
Os jardins de Suzhou, patrimônios da humanidade - Viagens Invisíveis
3 de junho de 2018 em 12:01[…] de jardins? Sempre visitamos lugares assim em nossas viagens. Mostramos os jardins de Viena, um lindo jardim em Udaipur, na Índia e um jardim gratuito em Atenas, na […]