A cidade de Udaipur gira em torno do lago Pichola. Melhor: o turismo cotidiano de Udaipur está concentrado nas beiras do maior e mais estruturado lago da cidade. E é compreensível, afinal lá estão os palácios, hotéis luxuosos, gats, restaurantes e a maioria do comércio da cidade.
Acontece que Udaipur possui um outro lago, que muitos sequer ouviram falar, o Fateh Sagar Lake. Pertinho do centro e apenas a 4km do Pichola, o Fateh é o lago dos turistas indianos.
Mas para chegar lá, é preciso passar por uma outra Índia, que não é a dos palácios, das lojas de souvenirs e dos Marajás, mas das casas simples à beira do lago, das vielas estreitas e sem calçamento, e de muito lixo nas ruas.
Pode parecer ruim, mas ainda assim indico conhecer este lado da cidade. Saímos a pé da Little Garden onde estávamos hospedados e seguimos, passando por um comércio mais humilde do que o centro, mas com a mesma loucura do trânsito.
Após a primeira ponte do Lago Pichola, ao lado do Gangaur Ghat, seguimos mais 2km passando pelo pequeno lago Swaroop Sagar.
No caminho, várias pessoas acenando, crianças nos seguindo em alguns trajetos e muitos sorrisos. Acho que éramos os únicos estrangeiros a percorrer a pé aquelas ruas naquele dia.
À primeira vista do lago está o restaurante Raaj Bagh, que pertence ao hotel Rampratap, mas atende clientes de fora. O lugar é lindo e tem uma vista privilegiada para o Lago Fateh Sagar.
Se quiser apenas a vista, pode ficar por lá tomando uma cerveja Kingsfisher e observando a natureza. Mas até ai, o programa não estará completo.
Se pegar um tuc-tuc, pode pedir para o porto de onde saem os passeios de barco. Lá está uma Udaipur escondida, invisível dos turistas mais desavisados.
Há dois passeios de barco, um com lancha rápida, que acredito ser mais utilizado pela emoção de flutuar na água do que de ver a paisagem. A fila enorme e barulhenta revelava a idade da turma que queria brincar. O nome deste porto é o Yash Amusement e não é o que indico.
Alguns metros adiante estão os barcos mais lentos, esses sim valem a pena. Com um ingresso de apenas R$6,00 para estrangeiros e R$2,00 para indianos, se atravessa em um pequeno barco até a ilha principal, onde está o Parque Nehru. Existem outras três ilhas menores no Fateh Sagar e outros três lagos em Udaipur. Não há ingresso para o parque.
Tanto o lago como a ilha são artificiais, construídos pelo Marajá Jai Singh em 1687. Éramos os únicos estrangeiros no barco e vimos apenas um casal chegando, quando estávamos indo embora. No início achamos o jardim um pouco abandonado, mas mesmo assim de uma beleza e tranquilidade únicas.
O lago foi parcialmente destruído e reconstruído pela Maharaja Fateh Singh, em 1889, com o represamento do lago Dewali, quando ganhou o nome de Fateh Sagar em homenagem à bem feitora.
É interessante esta coincidência de nomes históricos, já que o governo republicano de Nehru, após a independência, retirou vários poderes dos marajás. Hoje as águas de Fateh circundam e restringem o pequeno Parque Nehru, que vingança do destino 😉
No parque há uma pequena feira que aluga roupas de marajá para fotos nos jardins. Se não fossemos traumatizados com roupa alugada (pegamos uma alergia em Vale Nevado), certamente gostaríamos de nos vestir para tirar fotos. Com a lembrança da coceira ainda na mente, dispensamos.
Na volta, retornamos ao Raaj Bagh para almoçar e seguir a pé para o centro de Udaipur.
Fábio não curtiu muito este passeio, ele se encanta mais com grandiosidades, palácios, salões magníficos.
Eu também gosto de tudo o que é bonito e grandioso, mas também aprecio o dia a dia, o olhar de estranhamento das famílias para nós dentro de um pequeno barco no Lago Fateh.
Os olhares que se entrecruzavam a cada pequena onda que o leve balançar das águas causava.
Quer ouvir nossas histórias sobre Udaipur? clique aqui
Vai para Udaipur? Quer se hospedar? Ajude o blog reservando pelo booking sem pagar nada a mais por isso
1 Comentário
Os jardins de Suzhou, patrimônios da humanidade - Viagens Invisíveis
3 de junho de 2018 em 17:29[…] jardins? Sempre visitamos lugares assim em nossas viagens. Mostramos os jardins de Viena, um lindo jardim em Udaipur, na Índia e um jardim gratuito em Atenas, na […]