Quando falamos em cerejeiras na primavera, a primeira imagem que vem à mente é a do Japão. Mas na Ásia, há outro país que também floresce na primavera e onde é possível curtir parques dedicados à mais delicada das flores – as cerejeiras! Fiz uma listinha dos lugares onde vimos muitas cerejeiras na China. E te digo, são de uma beleza inexplicável.
As cerejeiras são flores muito apreciadas no oriente. Talvez pela delicadeza, sensibilidade ou pela curta duração de suas floradas, que geralmente não passam de 15 dias. Para a nossa sorte, estávamos na China no início da primavera e acompanhamos com surpresa a imensidão dos parques de cerejeiras, veneradas pelos chineses.
O blog Viajoteca indicou o Yuyuantan Park em Pequim e de pronto coloquei no roteiro. O que não esperava era encontrar cerejeiras até na muralha da China! Aqui vai a minha listinha de lugares imperdíveis para ver as cerejeiras na China, especialmente no mês de abril.
Pequim
Yuyuntan Park
Em termos de quantidade, aqui foi o lugar onde mais vimos cerejeiras em toda a viagem. É um parque inteirinho dedicado a elas. E enorme! Esse mapa fica na entrada do parque que, além de cerejeiras, tem um enorme lago, onde é possível andar de pedalinho.
No Yuyuntan a concorrência para tirar fotos e mesmo apreciar as cerejeiras é forte! Tivemos a sorte grande de entrar pelo lado Sul, (Fucheng Road South 2nd Street) e não pela entrada principal – que fica atrás do Monumento ao Milênio.
Isso nos deu alguns momentos de folga e quase pudemos contemplar com tranquilidade, sem sermos empurrado pelos paus de selfie de visitantes loucos pelo melhor enquadramento. Vimos pouquíssimos estrangeiros, o parque é tomado de locais.
Na parte central do parque Yuyuntam a visão é essa:
Ainda assim é possível apreciar as milhares de tonalidades, espécies e cheiros das cerejeiras, caminhar ao lado do lago Yuyuan e encontrar pontos estratégicos, como a torre de Tv e as lanternas vermelhas.
A decoração do parque não fica exclusivamente a cargo das flores, há até um enorme dragão de papel. Independentemente se na primavera, o parque é uma ótima oportunidade de ver a vida local ao ar livre. Os moradores de Pequim fazem atividade física, jogam mah jong (o dominó deles) e encontram amigos. Vale a pena conferir.
Muralha da China
Nem nos meus melhores sonhos, nem nas minhas fantasias mais íntimas e loucas imaginei que conheceria a Muralha da China. E que nesse momento ela estaria repleta de cerejeiras em flor.
Conhecemos a muralha em uma excursão comprada no próprio hotel. Foi o único passeio que fizemos por agência, pois achamos mais prático, já que Mutianyu fica há 80km de distância de Pequim e o passeio leva o dia inteiro.
Nenhum blog que li me contou que no mês de abril, a muralha ficava coberta de cerejeiras. Então imaginem a minha surpresa e cara totalmente embasbacada. Nem cheguei a acreditar, vi os pontinhos roseados, mas tive que me aproximar para ter certeza: eram flores! Só isso já é motivo para escolher o mês de abril para conhecer a Muralha, não?
Parque Jintao
O Parque Jintao é atração quase obrigatória em Pequim. E em abril é outro lugar para se ver cerejeiras na China. A principal atração do parque é a vista da cidade proibida, que é a típica foto de cartão postal.
Mas eu também gostei da visão em 360º da cidade, dos gazebos antigos e do templo que se encontra no seu topo. É um passeio que vale a pena e com as cerejeiras fica ainda mais incrível!
Xangai
Parque das Esculturas
Cosmopolita, agitada, quem fala em Xangai nunca imagina “flores”. Mas foi em Xangai que conhecemos um dos parques mais lindos de toda China. O parque das esculturas está na parte mais nova de Xangai e nele está o Museu de História Natural, boa pedida para crianças.
Como diz o nome do Parque, ele está recheado de obras de arte maravilhosas. E lá também estão tulipas de muitas cores, além das cerejeiras.
E o melhor, não paga nada para entrar. Só essa obra de Dave Hind já compensa qualquer desvio no seu roteiro para visitar o parque das esculturas.
E, como se pode imaginar, lá também estão as cerejeiras na China, quase escondendo os arranha céus, que tal?
Suzhou
Os jardins de Suzhou
Suzhou é uma cidade famosa por seus jardins, falamos de cada um dos que visitamos nesse post. Então é óbvio que também vimos cerejeiras nessa cidadezinha, não é? No jardim do administrador, em Tiger Hill, em Panmen, em praticamente todos os jardins da cidade, vimos cerejeiras.
Algumas espécies só vimos lá, como essa que cresce rente aos galhos. Para se ver cerejeiras na China, Suzhou talvez seja a cidade ideal.
Ver pela primeira vez as cerejeiras na China, sentir como elas são adoradas pelas pessoas, foi uma experiência única! Imagino que o outono também deva ser um mês lindo para se conhecer os parques e jardins, mas competir com a florada das cerejeiras é realmente tarefa difícil.
Na dúvida, voltaremos em outra época para comparar 🙂
“Atravessamos a ponte sobre Soochow Creek e depois viramos à direita, afastando-nos do rio Whangpoo e seu cheiro azedo de óleo, algas, carvão e esgoto. Eu amo Xangai. Não é como os outros lugares na China. Em vez de telhados de rabo de andorinha e ladrilhos, nós temos mo t’ien talou – mágicos prédios altos – que se erguem na direção do céu. Em vez de portões em forma de lua, telas contra fantasmas, janelas rebuscadas e colunas laqueadas de vermelho, temos prédios neoclássicos de granito decorados com ferro batido art déco, desenhos geométricos e vidro entalhado. Em vez de bosques de bambu enfeitando riachos ou salgueiros mergulhando seus galhos em lagos, temos mansões europeias com fachadas lisas, sacadas elegantes, fileiras de ciprestes e gramados cercados de canteiros de flores.”
Garotas de Xangai, Lisa See.
Está planejando sua viagem para a China? Estes posts podem lhe ajudar! Procurando hospedagem em Pequim, Suzhou e Xangai? Ficamos em ótimos hotéis, todos reservados pelo booking.
6 Comentários
Oscar | www.viajoteca.com
25 de novembro de 2018 em 12:21Lindo o post!! Essa época do ano é tão linda nessa parte da Ásia. Obrigado pela menção ao Viajoteca no post
viagensinvisiveis
26 de novembro de 2018 em 20:17Que ilustre visita Oscar! Que bom que gostou, doida pra conhecer outros países da Ásia nessa época
Gerenciador de Senhas
17 de dezembro de 2018 em 09:19Oi, nossa eu moro em Xangai – Xuhui e não conhecia este parque…. Obrigado por compartilhar. Suzhou é bonito também né, você foi de trêm bala?
viagensinvisiveis
17 de dezembro de 2018 em 22:18Suzhou é lindinha demais! Fomos de trem rápido a partir de Pequim e de lá pegamos outro trem rápido para Xangai
Aline Kamiji
2 de março de 2019 em 16:41Ah pronto, agora vou ter que ir em Abril também hahahaha já prevejo que terei que voltar. Amo Cerejeiras <3
viagensinvisiveis
11 de março de 2019 em 08:43Simm, vale muito pena!