0 Em Brasil/ Curitiba/ Paraná

Centro de Curitiba em um dia: encontro com Poty

O Centro Histórico de Curitiba pode lhe ofertar grande surpresas. Está renovado, cuidado em sua arquitetura, ao menos nas ruas principais. Este cuidado não ignora as novidades, como uma grande camada de Arte Urbana convivendo com um dos artistas plásticos mais conhecidos da cidade: Poty.

Iniciamos a caminhada no Brooklyn Coffee Shop, onde, além do café, há uma variedade enorme de cervejas para esquentar. A Rua Trajano Reis, onde está o Brooklyn Café já dá mostras da arquitetura colonial que iremos encontrar mais à frente.

Brooklyn Coffee Shop/Arquitetura colonial

Brooklyn Coffee Shop/Arquitetura colonial

Várias lojas vintage também aportaram no local, com produtos interessantes e inusitados.  Com as paredes ao redor cobertas de street art, o centro histórico de Curitiba é bem moderninho.

Lojas vintages na Rua Trajano

Lojas vintages na Rua Trajano

Ao final da Rua Trajano Reis, encontramos a Praça Garibaldi, cujo casario ao redor abriga lojas de artesanato, hostéis, galerias e restaurantes.

Praça Garibaldi, Curitiba

Praça Garibaldi, Curitiba

Solar do Rosário  fica próximo e, além de ser um espaço cultural instalado em um casarão centenário, possui uma livraria, uma galeria de arte, um café muito simpático com vista para a rua e um quintal que pede um descanso. Olha se estou mentindo:

Lindo jardim nos fundos do Solar do Rosário

Romance no quintal do Solar do Rosário

E foi no Solar do Rosário que tivemos contato com o primeiro mural de Poty. Na galeria de arte de lá, há muitas pinturas, azulejos e gravuras bacanas. Compramos um azulejo de Poty na galeria de arte do Solar do Rosário, já com moldura e certificado por R$100,00, uma pechincha!

Solar do Rosário, Azulejos Poty

Solar do Rosário com mural Poty

O Solar do Rosário está no Largo da Ordem, onde aos domingos ocorre uma feira bem famosa, conhecida como Ferinha Hippie. Ao lado, nesta casa vermelha, está o Bar do Alemão, ponto boêmio da cidade, foi lá que comemos a Carne de Onça acompanhada de chopp gelado, veja aqui.

Centro Histórico revitalizado

Largo da ordem, Centro Histórico revitalizado

Descendo o Largo da Ordem, entramos na Rua São Francisco revitalizada no final de 2012, como parte de um projeto para todo o centro histórico. Percebemos os novos ares, pois vários bares charmosos se instalaram no local, onde os portões de ferro foram cobertos de arte urbana, assim como os tapumes que escondem as construções ainda não reformadas.

Rua São Francisco

Rua São Francisco

Ainda próximo ao Largo da ordem encontramos um imenso e lindíssimo mural de Poty, que neste mês de março comemoraria 91 anos de vida.

Mural de Poty na Tv. Nestor de Castro

Mural de Poty na Tv. Nestor de Castro

E é loucura minha achar que os murais de Poty parecem completamente integrados à nova arte que está nas paredes do centro histórico de Curitiba? Acho que combina demais!

Praça no centro histórico

Praça no centro histórico, Rua São Francisco

Após passar pela imponente Universidade Federal do Paraná e pela rua das flores, chegamos ao Paço da Liberdade. Este prédio construído em 1916, que já abrigou a prefeitura da cidade e o Museu Paranaense, hoje é uma casa de cultura com livraria, exposições e um lindo café.

Paço da liberdade

Paço da liberdade

Cheio de detalhes art-noveau, com colunas em granito e ornamentos em ouro, a sua fachada é tão imponente quanto os detalhes internos, com lindo piso de madeira restaurado, escadaria de peroba rosa e elevador antigo de estilo europeu.

Na outra entrada, em frente ao café, está a estátua da lavadeira (Maria Lata D’água) e um mercado de flores que, embora pequeno, tem amostras de orquídeas que beiram a perfeição. Pertinho, está a Catedral Basílica de Curitiba, em estilo neogótico.

Maria Lata D'água e Catedral de Curitiba

Maria Lata D’água e Catedral de Curitiba

É de se imaginar que ao final desta caminhada pelo centro de Curitiba, surja aquela fome, então aí vai uma dica quentíssima: Logo após a catedral, à esquerda, está o Armazém Califórnia, a melhor comida árabe de Curitiba.

Armazém Califórnia

Armazém Califórnia

 Justifico a indicação: tudo que comemos estava delicioso! A história do restaurante começa com a compra de uma padaria de nome Califórnia, o novo dono, libanês, converte em um armazém e seu filho Khalil em um restaurante. É bom chegar cedo, pois estava lotado e com razão! Ainda vemos os resquícios de um armazém, com os temperos vendidos a quilo e doces árabes no balcão.

Quitutes e especiarias do Armazém Califórnia

Quitutes e especiarias do Armazém Califórnia

Aproveite para provar algumas das deliciosas e diferentes cervejas do local.

Ao final desta caminhada, ficamos com o mesmo sentimento de Poty quando terminava uma obra: “É, aprendemos mais um pouco”. E não é isso que sempre sentimos ao final de cada viagem?

A 4ª Edição do Curitiblogando teve a participação dos Blogueiros da Rede Curitiba: Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Robson Franzói (Um Viajante), Natasha Schiebel e João Guilherme Brotto (Pra Ver em Londres), Leidinara Batista (Férias Now), Jr Caimi (Tip Trip Viagens) e dos Blogueiros convidados: Elaine Castro (Viagem Massa), Patricia Tayão (Viajar Hei), Patrícia Camargo (Turomaquia), Jonathan Pádua (Eu Vou De Mochila), Luciano Gusmão (Viagem Sem Frescura), Poliana Cardozo (Comendo Chucrute e Salsicha), Laira Curado (Olhar de Viajante), Glacy Moraes Machado (Brasil Naturista), Nívia Guirra (Viagens Invisíveis) e Fábio Pastorello (Viagens Cinematográficas).

4ª Edição do curitiblogando

You Might Also Like

Sem comentários

Leave a Reply