6 Em Carmelo/ Uruguai

Campotinto e Carmelo, o Uruguai romântico.

Fui levada à Carmelo por acaso. Encontramos passagens baratas em um voo de Salvador a Buenos Aires e no mesmo dia vi um post sobre Carmelo no Café Viagem. Pelas fotos da Pousada Campotinto e Carmelo, iríamos conhecer o Uruguai romântico. E olha nossa primeira vista ao chegar na pousada para almoçar 

vinhedos, pousada campotinto, carmelo, uruguai

Romance na pousada Campotinto, Carmelo, Uruguai

Em Carmelo, a melhor opção para aficionados por vinho é ficar em pousadas especializadas, dentro das vinícolas, e não no centro da cidade. Escolhemos a Campotinto, que é uma uma atração por si mesma. Faz parte de um projeto ambicioso (e ao mesmo tempo intimista) que conta com uma pequena pousada, um restaurante recomendadíssimo, um vinhedo e um condomínio de casas particulares com vinhedos também particulares, o La Concordia.

bodega, pousada campotinto, carmelo, uruguai

Bodega, pousada Campotinto, Carmelo, Uruguai

Estava decidido, iríamos conhecer esta cidade de 18mil habitantes e seu potencial para ser uma excelente rota de vinhos na América do Sul. Com a parceria com a pousada CampoTinto*, ficaríamos uma noite e depois seguiríamos para Colônia. Logo que chegamos, após conversar alguns minutos com Véronique, já decidimos ficar mais uma noite. Véronique nos ajudou com as visitas a alguns vinhedos, inclusive organizando os horários. Não foi surpresa quando li os elogios dos hóspedes a ela no livro da pousada.

restaurante, pousada campotinto, carmelo, uruguai

Restaurante, pousada Campotinto, Carmelo, Uruguai

Para vocês entenderem como caímos de amor por Carmelo e pela Campotinto, na manhã do terceiro dia Fabio me pergunta:

 -Não dá pra cancelar tudo e ficar por aqui?

Eu: -Não amor, infelizmente não dá.

Quase fico com ciumes de lola, mas como também gamei nela...

Quase fico com ciumes de lola, mas como também gamei nela…

Conversando com Daniel, o enólogo da Campotinto, ele nos explicou que parte da produção de vinhos é da própria Campotinto, mas que os proprietários do La Concordia possuem lotes com vinhedos próprios, com a assistência e controle de qualidade do condomínio, ou seja, com a assistência especializada de Daniel e sua equipe.

adega, pousada campotinto, carmelo, uruguai

Muitos vinhos da produção de Carmelo estão nesta adega, pousada Campotinto, Carmelo, Uruguai

Imagina comprar uma casa e ao fundo possuir seu próprio vinhedo, acompanhar a produção, fazer os testes, ver a evolução do vinho no carvalho francês e depois ter as suas próprias garrafas? Um sonho, não é mesmo?

pousada campotinto, carmelo, uruguai

Pousada campotinto, Carmelo, Uruguai

Assim que chegamos, fomos almoçar e confirmamos que o restaurante é realmente muito bom, estava lotado por visitantes de Carmelo, brasileiros, argentinos e outros turistas. Provamos o vinho da casa e decidimos ir à pé para a bodega Cordano ou Armazén de la Capilla, é tão perto que nem precisamos pegar as bicicletas fornecidas pela pousada.

A pousada também oferece pic-nic na grama em frente aos vinhedos, preparando uma cesta com queijos, vinhos e taças para levar e poder ficar sem fazer nada, só ouvindo passarinhos e olhando o horizonte…

passarinhos, pousada Campotinto, Carmelo, Uruguai

passarinhos, pousada Campotinto, Carmelo, Uruguai

Depois de provar uns vinhos na Cordano, comprar um doce de leite, voltamos caminhando vendo o pôr do sol nos vinhedos da Campotinto e pensei que poderia morar ali…

Pôr do sol, pousada Campotinto, Carmelo, Uruguai

Pôr do sol, pousada Campotinto, Carmelo, Uruguai

Agora que fomos embora, queria escrever um texto poético, digno de Carmelo.

Falar dos seus campos vermelhos pela folha seca da Shiraz, que se estendem até onde nosso olho pode alcançar….

Ou poderia começar a falar de uma gentileza que não se vê em muitos lugares, de uma simplicidade no trato, do apertar a mão de quem plantou algumas das uvas que estão em sua taça.

Também poderia escolher falar das várias pousadas de charme, dos quartos em casas de fazenda, com móveis antigos e novos vintage, lençóis macios e ramos de lavanda no banheiro.

Talvez diga apenas que Lola** é uma cadela muito especial que vai lhe seguir quando você for visitar as bodegas próximas à Campotinto e que vai se esconder atrás de você quando estiver com medo. E que você vai ficar de coração partido quando se despedir.

Ah, esqueça tudo que eu disse acima, são coisas banais, mas anote essa: seu coração vai sentir quando for embora de Carmelo…

… E vai pedir para voltar.

♥Como chegar na Pousada Campotinto:

Pegamos o ônibus da Berruti na rodoviária de Colônia do Sacramento, também vale a pena alugar um carro, principalmente se tiver um motorista da rodada, rsrs. O ônibus vai até Nova Palmira, município após Carmelo, e nos deixou na estrada (Ruta 21) há 1,5 km da Pousada, em frente à Igreja de São Roque pelo Caminho dos Peregrinos.

»Só vale se estiver sem malas pesadas, senão é melhor descer no ponto central/agência e pegar um táxi em Carmelo. 😉

cachorro da cordano, pousada campotinto, carmelo, uruguai

Cachorro da vinícola Cordano na pousada Campotinto, Carmelo, Uruguai

A Campotinto fica perto das vinícolas Cordano e El Legado, ambas dá pra ir à pé ou de bicicletas. A bodega Irrurtia também fica próxima, mas cruza a rodovia. Para as demais, o ideal é ir de carro, exceto para quem tem experiência com bicicleta, a mais distante fica a 15,4km da Campotinto – Casa Chic (Bodega Buena Vista).

♥Reservar um quarto na Pousada Campotinto

Para reservar na Campotinto ou  outras pousadas de charme em Carmelo, basta clicar aqui

quarto, pousada campotinto, carmelo, uruguai

quarto, pousada Campotinto, Carmelo, Uruguai

♥O que fazer em Carmelo e na Pousada Campotinto

A grande atração de Carmelo são as vinícolas! Junto a elas estão as pousadas de charme, os bons restaurantes e o ambiente rural. Na cidade propriamente dita, também há bons restaurantes, o rio e sua praia. Como fomos no outono, não havia praia para aproveitar, mas no verão lota! Também há um resort, com serviço de spa, o que atrai muitos visitantes.

sala de estar, pousada campotinto, Carmelo, Uruguai

Sala de estar, pousada Campotinto, Carmelo, Uruguai

A pousada tem uma estrutura de casa de fazenda, com sala de estar, uma bela adega, internet wi-fi e bicicletas para os hóspedes percorrerem a região. Visitamos as outras cinco vinícolas da região com Norberto e gastamos U$40,00 em um dia.

* Tivemos uma diária cortesia e pagamos a outra.

**Lola é a cadela da Campotinto, foi adotada nas enchentes que acometeram a região há um mês atrás, em abril de 2016. Leia mais sobre o caso aqui

Quer ler mais sobre Carmelo? Clique aqui

You Might Also Like

6 Comentários

  • Responder
    Olga Bely
    1 de junho de 2016 em 16:42

    Foi ótimo encontrar vcs visitando Irrurtia! Lindo blog

  • Responder
    Luciano e Andrea
    6 de novembro de 2016 em 20:51

    Também adoramos a Campotinto e também deu muita vontade de morar em Carmelo!! Quem sabe??

  • Responder
    Carolina Pereira
    22 de julho de 2019 em 12:03

    Olá, vou me hospedar na Campotinto, mas não estarei de carro.
    Vamos pegar um ônibus montevideo-carmelo, como se chega na pousada a partir do centro da cidade? Eles fornecem transporte.
    Muito obrigada!

    • Responder
      viagensinvisiveis
      22 de julho de 2019 em 19:34

      Bom dia, não chegamos a entrar em contato com a pousada sobre transporte, mas pegamos o ônibus de Colônia a Carmelo e avisamos o motorista que gostaríamos de ficar na Campotinto e mostramos o endereço. Ele nos deixou muito próximos e fomos à pé sem dificuldade. De qualquer forma, se a pousada não tiver transporte (recomendo que liguem para lá) há táxis próximos aos pontos de ônibus e não é muito longe do centro de Carmelo! Ótima viagem para vcs, estou morrendo de saudades de Carmelo!

    Leave a Reply