Descobrimos que estaríamos no aniversário de Munique por acaso. Ou será que o acaso é o reflexo dos nossos desejos?
Reconfortante pensar que essas coincidências estariam relacionadas com nosso apetite por festas 🙂 Aconteceu conosco em Cesky Krumlov e também lá foi inesquecível. Para os mais desacreditados, foi apenas uma coincidência. Queríamos ver os Rolling Stones em Berlim, mas as passagens para Munique estavam mais baratas, então aproveitamos para conhecer a cidade antes de ir a Budapeste e retornar a Berlim. E não é que chegaríamos no dia anterior à festa?

Biergartens na Marienplatz, Munique, Alemanha
O aniversário de Munique é comemorado em 14/06 e bem ao jeito alemão de ser, com muita cerveja. Na Bavária esse jeitinho ainda inclui rock and roll e roupas típicas (cuecão de couro mode on 🤣).

Roupas típicas vendidas na Zara, Munique, Alemanha
Que Munique é uma cidade muito antiga, a arquitetura já nos revelava isso. Sua história é contada há mais de 1000 anos, quando monges beneditinos estabeleceram o primeiro povoado próximo da colina de Petersberg. Era o povoado “Ze den Munichen” ou “aos monges”. A Bavária ou Baviera em Alemão só se tornou estado independente em 1918, há 100 anos, uma bebê perto de Munique.

Igreja de São Pedro, em frente ao Viktualienmarkt, Munique
A data escolhida foi em 14 de junho de 1158, quando o imperador resolveu uma disputa entre invasores e moradores da cidade, e a partir de então se comemora a data da fundação de Munique. Em 2018, a cidade de Munique celebrou seu 860º aniversário com dois dias de festa.

Barracas de Artesanato, Munique, Alemanha
A festa se concentra principalmente em frente à prefeitura da cidade e praça mais importante da cidade, a Marienplatz, onde é armado um palco e mesas são dispostas como nas biergartens – jardins com cerveijarias.

Aniversario de Munique na Marienplatz, Alemanha
Barraquinhas de comidas e jogos acompanham as ruas principais, desde o mercado Viktualienmarkt até o arco medieval Karlstor, mencionado na história da cidade desde 1302. No corredor mais turístico da cidade, dois palcos e diversas atrações, como venda de artesanato, alimentos orgânicos, comida e bebida.

Burburinho nas ruas de Munique, Alemanha
As duas principais cervejarias da cidade, a Holfbrau e a Augustiner, tinham barracas enormes e me impressionou que, mesmo com tanta gente na rua, continuassem a servir nas próprias canecas de vidro.
Na primeira compra se paga E$2,00 e ao se retornar a caneca, caso não se complete interminavelmente (é sedutor, juro 😇) eles devolvem os dois euros.

Canecas da Augustiner no aniversário de Munique
Dura dois dias inteiros e sempre no dia 14.06, em pleno verão. Ainda assim, não é o verão da Bahia, mas da Bavaria, que inclui alguns dias meio nublados e frio (pegamos 8º), mas no dia do aniversário de Munique o sol pairava radiante, comemorando também.
E é impressionante o efeito que o sol tem nas pessoas, o clima festivo se estendia em todas as mesas. E não raro, pessoas nos cumprimentavam.

No meio da bagunça, Munique, Alemanha
Quando a noite caiu e os ânimos alcoólicos se acirraram, mas ao invés de violência. juro que vi gente se abraçando ou dançando em cima das mesas.
Era hora de ir embora, tínhamos que pegar o trem noturno para Budapeste. Os bávaros continuaram a sua comemoração, como há 200 anos atrás.

Cuecão de couro, Munique, Alemanha
Vai para Alemanha? Considere colocar no seu roteiro o aniversário de Munique, vale muito a pena ver o clima festivo em que a cidade se transforma.
Quer conhecer mais sobre datas comemorativas pelo mundo? Temos vários posts legais, como a Festa da Rosa em Cesky Krumlov ou o dia dos mortos no interior do México.

A festa foi até as 23h, aniversário de Munique, Alemanha
Procurando onde se hospedar em Munique? Nós ficamos em um hotel super cool, reservado pelo Booking e não nos arrependemos, veja os melhores hotéis Booking
4 Comentários
Retrospectiva 2018, as nossas viagens - Viagens Invisíveis
2 de janeiro de 2019 em 21:01[…] for em junho, reserve o dia 14 para comemorar com os bávaros o aniversário de Munique, a cidade vira uma festa. Contei mais detalhes nesse […]
Johnnie Lustoza
14 de janeiro de 2020 em 15:18Que legal. Essa festa deve ser muito bacana. Adoro as festas alemãs.
viagensinvisiveis
20 de janeiro de 2020 em 19:04Sim! Os alemães sabem mesmo comemorar!
Um dia de verão em Munique, Alemanha - Viagens Invisíveis
11 de fevereiro de 2020 em 22:54[…] Além das atrações óbvias de verão, como parques e biergartens, temos ainda o aniversário da cidade, quando os bávaros, como gostam de ser chamados os nascidos na Bavaria, colocam suas roupas típicas e caem na gandaia. Falamos da festa em detalhes nesse post. […]