Melk é uma pequena cidade debruçada no Rio Danúbio, mas a maior parte dos turistas a conhecem por possuir um patrimônio da Humanidade esplendoroso – a abadia de Melk. Uma abadia é um mosteiro, onde os religiosos vivem em retiro. Mas tratar a Abadia de Melk como um simples mosteiro é menosprezar esse majestoso palácio barroco.

Entrada da Abadia de Melk, Áustria
Esse texto faz parte da Blogagem Coletiva Templos Religiosos.
Vários blogs apresentando os templos religiosos mais incríveis do mundo, vale a pena conferir os links listados ao final.
Incrustada em uma colina sobre o Rio Danúbio, o monastério é visto de praticamente toda a cidade. Antigo palácio dos Babenbergs, ou casa de campo não se sabe ao certo, o monastério foi fundado em 1089, ou seja, há quase 1000 anos! 😱

Pátio e Fonte da Abadia de Melk, Áustria
Sofreu incêndios, inclusive em sua famosa biblioteca, e sua versão barroca foi terminada no Sec. XVIII. Não sofreu muito nas duas grandes guerras, sendo protegido pelos seus monges, o que é um verdadeiro milagre. O acesso à abadia é feito por uma colina um pouco íngreme. Se tiver dificuldade de locomoção, sugiro contratar um táxi para a subida.

Visão da chegada na Abadia de Melk, Áustria
Leva um turno inteiro para conhecer e as visitas podem ser guiadas. Os pontos principais são a biblioteca e a Igreja, onde não é permitido tirar fotos. Para chegar até essas duas salas preciosas, é necessário passar pelo Museu que possui relíquias, quadros e alguns objetos. O acesso é por essa escada imperial, que desemboca em um grande corredor com quadros dos soberanos austríacos, desde os Babenbergs, fundadores da Abadia, aos Habsburgos e ao último imperador da Áustria Carlos I. É a pura demonstração que a Igreja Católica sempre esteve próxima do poder, não sendo diferente na Áustria.

Interior da Abadia de Melk, Áustria – escada imperial
Se não tiver muito tempo ou não apreciar arte religiosa, pode passar rapidamente para a Biblioteca, que antecede a Igreja do Mosteiro, a cereja da Abadia. Tanto a biblioteca, como a Igreja impressionam demais e já valem o passeio. A biblioteca tem mais de 100 mil volumes e livros antigos, além de globos que são de enlouquecer qualquer viajante. Já a Igreja, nem precisa falar, olha a foto:

Stiftskirche, Melk, foto do site All Free Fotos, licença criative commons
E a foto não consegue apreender toda a riqueza que é a Stifskirche, a igreja do Mosteiro, que possui os apóstolos Pedro e Paulo como padroeiros. Fiquei por minutos contemplando essa beleza e exuberância barroca e pensando que uma humanidade capaz de construir coisas tão magníficas, não pode estar de todo perdida. A saída da Abadia é por uma escada em espiral, também muito interessante (não parece uma cobra?).

Escada decorada da Abadia, Melk, Áustria
Ao final, temos uma vista maravilhosa da cidade a partir do alto, com vistas também ao rio Danúbio.

Visão de Melk a partir da Abadia, Melk, Áustria
A subida é íngreme, mas o visual compensa.
Como chegar?
A Cyntia Campos do blog Fragata Surprise dá a dica de como chegar em Melk, a partir de Viena, na estação de trem Westbanhof, em Viena até Sankt Pölten e de lá para Melk. Tudo pela ÖBB, a companhia de trens austríaca. Como eramos 07 ficou mais cômodo e com uma mínima diferença de preço, pegar um uber van, que por E$150,00 nos levou da porta do apartamento em Viena até a porta do hotel em Melk (de trem gastaríamos E$120,00).
Como visitar?
A abadia funciona em horários variados conforme a baixa ou alta estação, em 2018/2019, funciona nos seguintes horários: De 24 de março a 04 de novembro é possível a visita com ou sem guia, das 9h às 16h30min (última entrada às 16h). De 05 de novembro a março de 2019, apenas com guia em alemão ou inglês, por ser baixa estação, das 11h às 14h.

A Abadia de Melk desponta de quase todos os pontos de vista, Áustria
Quanto custa conhecer?
Ingresso: E$ 11,00 (sem guia) E$ 13,00 (com guia), estudantes E$ 8,00 e E$ 6,00 e famílias com crianças menores de 16 anos, E$26,00 e E$ 22,00
Estávamos em um grupo grande (7 pessoas) e não encontramos vagas no mesmo hotel. Como a cidade é pequena, recomendo reservar com antecedência. Ficamos no Stadt Melk e no Ratauskeller Melk, ambos bem legais e reservados pelo Booking.
Pretende viajar para Áustria? Estes posts podem interessar. Gosta de patrimônios da Unesco? Conhecemos os incríveis Templos de Angkor Watt no Camboja e são de cair o queixo. Os templos de Ranakpur na Índia e os Jardins de Suzhou na China também são patrimônios mundiais.
Posts lindos da blogagem
♥Destinos por onde andei… Chen Tien, o Templo Budista de Foz do Iguaçu
♥Mulher Casada Viaja A Sinagoga Espanhola de Praga: beleza, informação e emoção
♥Fui ser viajante A Catedral de São Bavão, o tesouro gótico de Haarlem
♥London, sô! 15 dos mais impressionantes templos do Japão
♥Cantinho de Ná A Capela Sistina das Américas em Andahuaylillas – Peru
♥Turistando.in As igrejas de Florença que você tem que conhecer
♥Uma Viagem Diferente Visitando a Catedral de Maringá
♥Ligado em Viagem Templos hinduísta Sri Veeramakaliamman e Shree Lakshminarayan no bairro Little India em Singapura
♥Guia&turismo Mosteiro Zen Morro da Vargem, o primeiro mosteiro budista da América Latina
♥Vem que te Conto! Visitando a Mesquita Muçulmana e o Templo Budista de Foz do Iguaçu
16 Comentários
Visitando a Mesquita Muçulmana e o Templo Budista de Foz do Iguaçu | Vem que te Conto!
27 de julho de 2018 em 12:02[…] Viagens Invisíveis – Abadia de Melk na Áustria, patrimônio mundial […]
Aline DP
28 de julho de 2018 em 20:16Incrível! Realmente linda!
Mas o que mais me surpreendeu foi o tamanho! Enorme!!!
Parabéns pelo post. :*
viagensinvisiveis
29 de julho de 2018 em 19:13Sim, quase uma manhã inteira para conhecer! Obrigada 🙂
Marcelo Ribeiro
30 de julho de 2018 em 00:01Que construção!! Gosto de arquitetura e com história melhor ainda. Ficarias horas admirando esse lugar.
Parabéns!!
viagensinvisiveis
6 de agosto de 2018 em 17:46Eu fiquei, também adoro arquitetura!
Gisele Prosdocimi
30 de julho de 2018 em 01:37Muito interessante esta abadia neste destino mais interessante ainda, acredito. Sou louca para conhecer a Áustria e com certeza esta abadia será uma das atrações que gostaria de visitar nesta cidade. A escada realmente parece uma cobra, rsrs. Adorei!
viagensinvisiveis
6 de agosto de 2018 em 17:47Melk é uma fofura Gisele, certeza que vc irá adorar!
Marcia Picorallo
31 de julho de 2018 em 13:29Que lugar lindo, adorei a escada! Não conhecia e fui espiar no googlemaps. Parece uma boa opção para quem está em Viena com tempo para um bate-volta. Mas confesso que o que me pega na Áustria é a região dos Alpes!
viagensinvisiveis
6 de agosto de 2018 em 17:48Não conheci os Alpes, mas no verão o Danúbio também é uma ótima opção. Tem vários passeios em Melk e vale a pena até mais do que um bate e volta, embora seja pertinho de Viena.
Cynara Vianna
28 de agosto de 2018 em 10:52Que linda essa abadia e ainda proporciona uma vista maravilhosa da cidade. Dica anotada.
As igrejas de Florença, na Itália, que você tem que conhecer!
6 de setembro de 2018 em 00:28[…] Viagem Diferente – Visitando a Catedral de Maringá * Viagens Invisíveis – Abadia de Melk na Áustria, patrimônio mundial *Ligado em Viagem – Templos hinduísta no bairro Little India em Singapura * Guia e […]
Dois dias em Jodhpur, a cidade azul da Índia - Viagens Invisíveis
30 de setembro de 2018 em 18:48[…] Rajastão, o estado mais visitado da Índia. E a fortaleza de Mehrangarh está para Jodhpur como a Abadia está para Melk na Áustria. As duas são atrações tão espantosas que dominam o turismo da região, é muito […]
15 dos mais impressionantes templos do Japão – London, sô!
31 de outubro de 2018 em 19:26[…] Viagens Invisíveis – Abadia de Melk na Áustria, patrimônio mundial […]
St Bavokerk, ou igreja de São Bavão: o tesouro gótico de Haarlem
9 de novembro de 2018 em 19:24[…] Viagens Invisíveis – Abadia de Melk na Áustria, patrimônio mundial […]
Templos hinduístas Sri Veeramakaliamman e Shree Lakshminarayan em Singapura
19 de novembro de 2018 em 12:41[…] Viagens Invisíveis – Abadia de Melk na Áustria, patrimônio mundial […]
O que fazer em Melk na Áustria - Viagens Invisíveis
5 de fevereiro de 2019 em 21:00[…] como Melk na Áustria é um privilégio. Mas, o que fazer em Melk? “Apenas” visitar Abadia de 1000 anos, patrimônio da Humanidade? Embora seja motivo mais que suficiente, a cidade tem outros tantos a […]