0 Em Índia/ Ranakpur

Os imperdíveis templos jainistas de Ranakpur

Vista do templo principal de Ranakpur, Índia

Jodhpur fica a 265km de Udaipur, mas o melhor dessa road trip está no meio do caminho: são os templos Jainistas de Ranakpur, os mais lindos que vimos na Índia.

Entrada principal templo de Ranakpur, Índia

Entrada principal templo de Ranakpur, Índia

Essas maravilhas estão situadas em um local de difícil acesso, pois não há trens que sirvam a região e a viagem de ônibus seria muito desconfortável, especialmente pelas estradas estreitas e de via dupla.

Estrada a caminho de Ranakpur, Índia

Estrada a caminho de Ranakpur, Índia

Contratamos um motorista indicado pela pousada The Little Garden e por 6.000 rúpias, cerca de R$300,00, cruzamos o Rajastão em um confortável sedan com ar condicionado. Saímos após o café da manhã de Udaipur, parando em Ranakpur, onde, após ver o templo, almoçamos. Antes do entardecer, estávamos em Jodhpur.

Sou uma aficionada por pequenas cidades, invisíveis nos guias de viagem tradicionais, e o interior do Rajastão me surpreendeu.

Macacos na estrada, Ranakpur, Índia

Macacos na estrada, Ranakpur, Índia

A estrada é uma atração à parte: Carros de boi, macacos à beira de penhascos, mulheres simples com seus saris super coloridos, vacas deitadas no meio fio de uma rodovia… e uma beleza natural parecida com a que vimos o Marrocos, deserto e montanhas.

Carro de boi, interior indiano, Ranakpur, Índia

Carro de boi, interior indiano, Ranakpur, Índia

Tudo o que conhecíamos como rural teve a experiência multiplicada ao conhecer o interior da Índia. E encontrar, no meio das montanhas Aravalli, um complexo de templos do Século XV, que parece flutuar entre a vegetação, é um privilégio para os olhos.

Entrada templos jainistas de Ranakpur, Índia

Entrada templos jainistas de Ranakpur, Índia

Existem mais de 1200 templos de Jainistas na Índia, sendo os de Ranakpur um dos cinco mais importantes, pela imponência e beleza, além do significado religioso.

Centro do templo, lotado de turistas, Ranakpur, Índia

Centro do templo, lotado de turistas, Ranakpur, Índia

Os templos de Ranakpur foram construídos à margem do rio no distrito de Pali, estado do Rajastão, no Século 15. Pode se preparar para mais de 02 horas de percurso apenas para conhecer os dois templos principais, sem falar nos 14 mil metros de área total.

Indianos no templo de Ranakpur, Índia

Indianos no grande templo de Ranakpur, Índia

O maior é o templo de Adinath, que possui três andares e levou mais de 50 anos para ser construído. É dedicado a Rushabhdev, o primeiro dos 24  Tirthankar – deuses jainistas.

Principais atrações do templo principal de Ranakpur, Índia

Principais atrações do templo principal de Ranakpur, Índia

O jainismo é uma religião contemporânea ao budismo, seu fundador Mahavira, assim como Buda, era nobre e abandonou a vida de conforto pelo ascetismo. Há várias regras para acessar o templo, muitas delas ligadas aos preceitos religiosos.

Regras para entrada nos templos de Ranakpur, Índia

Regras para entrada nos templos de Ranakpur, Índia

A proibição de utilização do couro no templo, por exemplo, se dá pelo princípio da não violência (ahimsa) e do respeito a todas as formas de vida, inclusive os animais. Alguns adeptos do Jainismo são tão radicais que usam uma tela na boca para evitar engolir algum inseto e, claro, são vegetarianos estritos.

Audio guia explica os detalhes do templo, Ranakpur, Índia

Audio guia explica os detalhes do templo, Ranakpur, Índia

O áudio guia tem uma introdução bem esclarecedora sobre os principais preceitos do Jainismo, que são a Ahimsa (não violência), Satya (verdade), Achaurya (não roubar), Brahmachayra (castidade) e Aparigraha (desprendimento material)..

Ruas internas do templo principal de Ranakpur, Índia

Ruas internas do templo principal de Ranakpur, Índia

Estes princípios do jainismo estão presentes nas inscrições das paredes e colunas e dão significado a esta beleza branca.

Belezas das incrustrações, templos de Ranakpur, Índia

Belezas das incrustrações, templos de Ranakpur, Índia

Dentro do templo nos sentimos como em um palácio antigo. O sol perpassa as colunas mostrando a delicadeza dos entalhes. Apenas no templo principal, todo esculpido em mármore, temos 29 halls, 80 cúpulas e 1.444 pilares, cada um diferente do outro.

Esses pilares estão dispostos engenhosamente para que nenhum deles obstrua a visão do ídolo de Thinthankar, deus homenageado.

Incrustrações nos pilares, templos de Ranakpur, Índia

Incrustrações nos pilares, templos de Ranakpur, Índia

São dançarinos, homens em posição de ioga, flautistas, cúpulas e tantos elementos simbólicos que quase ficamos confusos com a quantidade de informação. Tudo feito em mármore branco extraído de Makrana, o mesmo que forneceu ao Taj Mahal.

1444 pilares dos templos de Ranakpur, Índia

Preces entre os 1444 pilares dos templos de Ranakpur, Índia

A arquitetura obedece a chaumukha, quatro faces idênticas e simétricas, prezando pela luz natural e a harmonia do ar e do clima. O único ponto não simétrico do templo, é uma coluna torta, que está ali propositadamente para nos lembrar da imperfeição da vida.

Detalhes do teto, templos de Ranakpur, Índia

Detalhes do teto, templos de Ranakpur, Índia

Próximo do Main Temple está o Templo do Sol, ou Surya Narayan, que além de lindamente ornamentado, tem a melhor vista para o templo principal.

Este é ainda mais antigo, do século 13, porém foi destruído e reconstruído junto ao templo principal, no século 15. Observe que a torre possui ornamentos em todas as a suas faces, em camadas simétricas.

Decoração, área externa, Templo do Sol, Ranakpur, Índia

Decoração da área externa do Templo do Sol, Ranakpur, Índia

Em estilo Nagara, está voltado para a direção leste e seu entorno tem esculturas  guerreiros, cavalos, corpos celestes e até posições do Kama Sutra :0

Nem tão castos assim, templos de Ranakpur, Índia

Nem tão castos assim, templos de Ranakpur, Índia

Há também o templo de Neminath, menor  e que fica logo na entrada do complexo, mas como ainda tínhamos horas de viagem pela frente, não deu tempo de conhecer.

♥Dicas Práticas♥

Laxmi Tour & Travels– vimalaudichya@hotmail.com tel: +91 9829170173 – Fizemos o transfer com essa agência de Udaipur, indicada por nossa pousada. Perguntei em outros receptivos e a informação era a mesma, 8/9 rúpias por km + impostos, pedágio e estacionamento. Considerando que se tornou um passeio de dia inteiro, julguei o preço bem razoável.

Estrada indiana, Ranakpur, Índia

Trânsito louco em uma estrada indiana, Ranakpur, Índia

Ingresso para o Templo custou 200 Rupias, com áudio guia incluso, acrescido de 100 rúpias para câmera. Não é possível o acesso dos guias no templo, para preservar o silêncio do local de oração.

Nós no templo de Ranakpur, Índia

Nós sem sapatos no templo de Ranakpur, Índia

Também não é permitida a entrada de bermuda, sapatos (de couro ou outro material) cinto ou outros itens de couro, mas não percebemos muito cuidado com acessórios, mais com cintos e sapatos.

Próximo ao templo há vários restaurantes. Almoçamos no Chandra Hill Resort e gostamos bastante, os preços  e o sabor eram compatíveis com os que conhecemos em Udaipur.

Restaurante Chandra Hill Resort, Ranakpur, Índia

Agradável restaurante do Chandra Hill Resort, Ranakpur, Índia

Quer ler mais sobre a Índia, clique aqui. Está procurando hospedagem? Colabore com o blog e pesquise os melhores preços no Booking

You Might Also Like

Sem comentários

Leave a Reply