Leituras da África do Sul

Não esperava encontrar uma quantidade tão grande de livros interessantes sobre a África do Sul. Descobri, então, que era pura ignorância minha, já que o país teve nada menos do que dois prêmios Nobel de literatura (Coetzee e Gordimer) e o Brasil não tem nenhum…
A oferta foi tão grande, que cheguei a comprar livro e não conseguir ler até a viagem: A Flecha de Deus, Chinua Achebe. Em compensação, os que li ficaram como bibliografia para o resto da vida e me ajudaram a entender um pouco do lugar que conheci e também mais sobre mim mesma.


Minhas leituras para a África do Sul.


LIVROS

Grandes Viagens. São Paulo: Globo, 2012 – Livro da Lonely Planet com roteiro e fotos de grandes viagens empreendidas pelo Mundo. Para a África interessou-me o capítulo que fala da rota 62, ou Rota Jardim, que acabei percorrendo. Este livro tem um grande perigo: apaixonar-se pelas fotos, colocar a mochila nas costas e cair para dentro do mundo.

Densonra, J.M. Coetzee. São Paulo: Companhia das Letras, 2011 – Romance que se inicia na Cidade do Cabo e que, à medida em que o personagem principal se embrenha no interior da África do Sul e sua decadência progride, aproxima-se da temática histórico-racial, nos fazendo refletir sobre o lugar das pessoas neste novo contexto e as feridas da história. O autor é prêmio Nobel de Literatura.


Os caminhos de Mandela, Richard Stengel. São Paulo: Globo, 2010 – Relato do jornalista e escritor Richard Stengel que colaborou para a autobiografia de Mandela. Narra suas impressões sobre a vida do ativista político e prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela, com tons de auto-ajuda. Se não se der muita atenção a isto (eu, particularmente, não tolero auto-ajuda), pode-se extrair histórias cômicas e autênticas, além de detalhes da personalidade do líder africano.

Imagens da África, Alberto da Costa e Silva. São Paulo: Penguim, 2012 – Uma coletânea de textos dos primeiros desbravadores do continente africano, com comentários e adequações inteligentes do autor. Leitura muito agradável, embora os textos sejam de um português, em sua maioria, arcaico, sendo possível ler as suas 487 páginas com leveza. Acredito que o autor conseguiu a pretensão definida na introdução “Espero que estes textos, juntos, nos ajudem a imaginar como se pensava no passado sobre um continente que continua a magoar-se com muitos dos estereótipos que sobre ele, ao longo dos séculos, se acumularam.” 

Beethoven era 1/16 negro, Nadine Gordimer. São Paulo: Companhia das Letras, 2009 – Reunião de contos sobre várias temáticas do cotidiano, como busca de origem, traições, relacionamentos amorosos e na convivência em um país repleto de diferentes pessoas, de diferentes precedências. Leitura fácil e deliciosa. A autora também é prêmio Nobel de Literatura

A Máscara da África, V.S. Naipaul. São Paulo: Companhia das Letras, 2011 – O escritor Naipaul viajou por vários países do continente africano buscando explicações para a origem e permanência das crenças e religiosidade africanas. Nesta busca, conta relatos de viagem, apuros que passou e reflete sobre a sua condição de turista/intruso em uma outra cultura, que não é a sua. Interessantíssimo, não apenas como um livro sobre a África, mas para refletir sobre a condição de estrangeiro em viagem. O autor também é prêmio Nobel de Literatura.

FILMES

Good Bye Bafana (Mandela – Luta pela Liberdade) – 2007 – Trata sobre a relação de Mandela com seu carcereiro, de uma forma bem ficcional, já que a relação entre os dois foi bem mais difícil do que retratado. Ajuda a entender como era o dia a dia na prisão de Robben Island e a vida dos negros durante do regime do apartheid, embora não entre muito no tema.


Invictus – 2009. Maravilhoso filme de Clint Eastwood (ok, sou suspeita, AMO o diretor) que trata de um marco histórico: O dia em que o time de rugby disputou a final da copa em um estádio com brancos e negros, em meio ao fim do apartheid, logo após a eleição de Nelson Mandela. Emocionante! Morgan Freeman ganhou o Oscar interpretando Mandela.


Nelson Mandela in Liberty’s name – Mandela – O homem atrás da Lenda – 2008. Documentário curto da Nat Geo sobre  o líder sul africano, com depoimento de colegas de prisão, escritores, jornalistas, políticos. 


Africa’s Super Seven – 2005 – Saindo um pouco da política e caindo nos bichos, o que interessa, rsrsrs. Documentário do Discovery Channel sobre os bichos maravilhosos que são encontrados na savana africana, em especial os grandes: O guepardo, hiena, leão, búfalo, rinoceronte, elefante e o leopardo. Para quem tem estômago com caçadas e a violência da natureza selvagem.


GUIAS


África do Sul – Guia Visual Folha de São Paulo, 2011

Guia África do Sul e Sul da África, Caio Vileka e Fábio Zanini. Publifolha, 2010.

REVISTAS

Viajar pelo Mundo 09/2012 ok
Viajar pelo Mundo, 04/2012
Viagem e turismo, 08/2011.
Viagem e turismo, 04/2009.
Edição Especial Viagem e Turismo – Placar, 11/2009.
Lua de Mel, Ano II, nº 4, 2012.

BLOGS

http://www.dicadadri.com
http://viajandocomeles.com.br
http://impressoes-de-viagens.blogspot.com.br
http://feriasafricanas.blogspot.com.br
http://temavercomigo.com/
http://luciana.misura.org
http://fmnarahara.blogspot.com.br
http://vivinaviagem.blogspot.com.br/2011/04/africa-do-sul-5-port-elizabeth-e-seus.html
http://www.flashesdeviagem.com.br
http://www.esvaziandoamochila.com
http://paixaoporviagens.blogspot.com.br/
http://omundoemeuvizinho.wordpress.com
http://vidaordinaria.com/2012/01/capetown-e-garden-route-a-africa-sem-krueger-park-parte-1/
http://www.malapronta.com.br/blog/2013/01/23/uma-viagem-pela-africa-do-sul/
http://viagens-porai.blogspot.com.br
http://www.academiadovinho.com.br/_ablog.php?art=71

9 comentários sobre “Leituras da África do Sul

  1. Guilherme - Viajando com Eles

    Que legal esse seu empenho de querer saber mais sobre o país através da literautra, filmes, etc. Geralmente faço as pesquisas apenas sobre os destinos e tento aprender sobre a história já na viagem.

    Vou tentar fazer igual a vc. Obrigado pela inspiração 🙂

    Ahh, e pela menção ao blog.

    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *